Construir ou comprar imóvel: qual é o melhor investimento?

Construir ou comprar um imóvel pronto

Ter a casa própria é o sonho de muitos, porém, para tomar a decisão certa e não se arrepender depois é preciso cercar esse processo de muitos cuidados.

Uma das principais dúvidas nesse momento é se será mais viável comprar um imóvel pronto ou construir sua própria casa.

A verdade é que cada caso possui suas particularidades e, para te ajudar a tomar a melhor decisão e evitar dor de cabeça no futuro, vamos listar no post de hoje as vantagens de cada opção! Acompanhe!

Comprar imóvel

Comprar imóvel pronto

Comprar seu imóvel já pronto tem como principal vantagem a rapidez de adquirir o bem.

Por outro lado, comprar um imóvel finalizado não te dá a oportunidade de adequar a estrutura às necessidades da família, tendo que passar um longo tempo à procura daquela opção que chegue mais perto da sua casa dos sonhos.

Também é necessário ficar atento, pois provavelmente o imóvel pronto precisará de reformas e você deve acrescentar essas despesas a mais ao seu planejamento.

O que não ocorre quando você escolhe construir um imóvel, pois o mesmo não precisará de reforma e estará de acordo com suas necessidades.

Além disso, muitas vezes, quando optamos por comprar um imóvel pronto, ao fazermos a pesquisa achamos uma casa ideal, contendo todos os itens que consideramos essenciais, porém a localização dela não nos agrada, ou então não conseguimos achar nenhum imóvel que nos agrade na localização que queremos, causando frustração no momento da busca.

Construir imóvel

Construir um imóvel próprio

Já construir um imóvel tem seus vários benefícios! Para começar, enquanto que na compra de um imóvel pronto é você que tem que se adaptar à casa, ao construir seu lar será ele que estará adaptado a você e sua família.

Isso porque, ao definir seu próprio projeto você o escolherá de acordo com aquilo que sempre sonhou, pensando, por exemplo, no número ideal de quartos e banheiros para atender confortavelmente toda família, no tipo de cozinha, na área de lazer que sempre quis ter, entre outras características. Enfim, as opções são infinitas para deixar o imóvel com a sua cara!

Somando-se a isso, ao construir seu próprio imóvel será mais fácil achar a localidade ideal, além de que, quando pronto, você terá em mãos um bem que ganhará muito em valorização.

Mesmo que você não tenha a intenção de vender a casa futuramente, poderá ficar tranquilo sabendo que seu dinheiro foi bem investido, visto que construir é, geralmente, mais barato do que comprar imóvel pronto — já que no custo de um imóvel finalizado, sempre estará embutido o valor de lucro de quem fez a construção.

Mesmo com todos os benefícios de construir um imóvel, muitos se preocupam com o gerenciamento da obra e com os custos.

Porém, com um bom planejamento e uma busca criteriosa pelo terreno, é possível eliminar a maioria dos focos de dores de cabeça, fazendo com que o projeto escolhido seja erguido sem nenhum problema!

Para quem busca conforto e a conquista da casa própria do jeitinho que sempre sonhou, construir imóvel é a melhor opção.

Curtiu nossas dicas? Pronto para começar a pesquisar o projeto ideal para sua casa? Deixe seu comentário abaixo e nos conte como está sendo sua busca pela casa dos seus sonhos!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.