Defeitos na pintura, e agora?

Defeitos na pintura

Muitas das vezes nos deparamos com surpresas algum tempo depois de termos pintado nossa parede ou algum material, o que torna decepcionante a experiência com tintas. Para que isso não ocorra, leia o nosso post sobre tipos de tintas e fique atento da próxima vez sobre qual tinta é melhor utilizar, para que não ocorram defeitos na pintura.

Dentre esses defeitos, os principais são:

Descamamento (placas de tinta que se soltam da parede)

Descamamento de tinta

Muito comum e geralmente surge quando é feita a pintura em cima de uma superfície úmida, reboco sem cura adequada, excesso de repintura ou quando a primeira demão de tinta não foi diluída corretamente, é importante lembrar que não diluir a tinta ou dilui-la em excesso também causa o descamamento da parede.

Para que não ocorram esses defeitos na pintura, é necessário a limpeza da superfície que será pintada, raspando e lixando, eliminando assim os pontos que possam futuramente começar a descascar, deixando-a pronta para receber a tinta.

Desagregamento (destruição da pintura que esfarela e se destaca da superfície com partes do reboco)

Defeito na pintura do tipo desagregamento

Fonte da imagem: www.futuratintas.com.br

Geralmente ocorre quando não se espera a cura total do reboco, ou seja, quando a área rebocada não está totalmente seca.

Para evitar esse problema é importante aguardar o período de 28 dias para que o material aplicado na parede já esteja completamente seco, assim não terá risco da parede ainda está úmida.

Eflorescência (manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada)

Defeito na pintura do tipo eflorescência

Fonte da imagem: drparede.com.br

Também ocorre quando a tinta é aplicada sobre um reboco úmido. Tendo em vista que a secagem do reboco é feita pela evaporação da água o que distribui o hidróxido de cálcio do interior para a superfície onde se deposita, causando a mancha.

Saponificação (estágio seguinte da eflorescência)

Defeitos na pintura do tipo saponificação

Fonte da imagem: www.progressoatacadista.com.br

Se as manchas formadas na eflorescência não forem tratadas a superfície  começa a apresentar um aspecto pegajoso podendo até ocorrer óleo. Isso é causado pela alcalinidade natural da cal e do cimento do reboco, na presença de umidade reage com acidez que é característica de algumas resinas. A saponificação causa o retardamento da secagem dos esmaltes.

Fissuras

Defeitos na pintura do tipo fissuras

Fonte da imagem: castelodastintas.com.br

Normalmente ocorre por não ter esperado tempo suficiente para a hidratação da cal antes de aplicar o reboco ou até por motivo da aplicação muito grossa do reboco e excesso de cimento na mistura.

Manchas de pingos de chuva

Defeito na tinta do tipo manchas de pingos de chuva

Fonte da imagem: neuce.com

Ocorre quando chove e a tinta ainda não está totalmente seca, pois em contato com a água, aflora a solubilidade do material. Ou seja, se mesmo depois que a parede tiver totalmente seca as manchas não saírem, o indicado é lavar toda a superfície.

Bolhas

Defeitos na pintura do tipo bolhas

Fonte da imagem: www.condoplus.com.br

Podem aparecer bolhas sobre a superfície pintada quando é utilizado massa corrida em ambientes externos, o que proporciona a absorção de umidade.

Podem aparecer bolhas também em paredes contendo umidade interna, por poeira que não foi removida da superfície e paredes que não receberam lixamento antes da pintura.

Fungos

Defeitos na pintura do tipo fungos

Fonte da imagem: www.tintasepintura.pt

Conseguimos identificar a presença de fungos pela sua coloração que varia entre preto, marrom, cinza e verde, geralmente aparecem em locais que não tem ventilação para resolver esse problema. Uma das soluções é lavar o local onde tiver com a presença de fungos utilizando uma solução de 1 litro de água para 1 litro de água sanitária, esfregue bem a superfície e enxague com água.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas que possam estar procurando alguma dessas soluções para defeitos na pintura.

Além disso, caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão de post, deixe nos comentários abaixo e continue acompanhando o blog para não perder as dicas e novidades.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.