4 dicas para planejar seu jardim
Não é algo assim tão simples montar um jardim em casa, por isso é comum que muitas pessoas não saibam nem mesmo por onde começar.
Afinal, construir um não se trata somente de escolher o lugar, cavar um buraco e plantar espécies escolhidas sem qualquer critério, e é por isso que separamos essas dicas para planejar seu jardim com perfeição.
Um jardim é muito mais do que ter uma simples área verde em casa, com vasos espalhados pelos cantos. Mas não se preocupe! Com esse post você saberá de tudo o que precisa para planejar seu jardim. Acompanhe a seguir!
1 - Você não precisa gastar muito
Se preferir contratar um paisagista, é claro, você não precisará se preocupar com nada. Você somente diz o que deseja, onde deseja e qual o seu orçamento e ele desenvolverá todo o projeto.
Essa é uma forma mais fácil de se ter um jardim. Por outro lado, se o próprio morador planejar e montar, além de economizar, o sentimento de realização será muito maior.
2 - Selecione um espaço e comece a planejar
O primeiro passo é a escolha do espaço. Caso resida em apartamento, prefira os jardins verticais ou vasos com plantas, por exemplo. Isso porque eles demandam menos espaço e também oferecem um visual mais moderno e agradável.
Mas caso você more em uma casa que tenha muito espaço, tenha em mente exatamente o que deseja fazer: se apenas o espaço do quintal será trabalhado, se toda a área será um enorme jardim ou se existe espaço suficiente para o plantio das plantas e para o seu florescimento.
No que se refere à escolha das espécies de plantas, caso tenha filhos e animais de estimação, pense neles também! Existem algumas plantas venenosas e perigosas, caso sejam ingeridas ou tocadas por animais ou humanos. Fique atento!
3 - Determine um estilo para o seu jardim
Após ter avaliado o local disponível, leve em consideração que o jardim deve ser uma extensão da casa. Logo, não deve desarmonizar do conjunto, mas sim ser parte integrante de tudo aquilo que está ao redor.
Assim com a decoração que adorna a casa, o jardim também deve seguir uma referência, uma linha de inspiração.
Vale destacar que você pode optar por jardins suspensos, verticais, horizontais, jardins de inverno e até mesmo hortinhas orgânicas.
É interessante fazer pesquisas, buscar informações de quais combinam melhor com a decoração que você utiliza e assim ir agregando dicas para planejar seu jardim.
4 - Escolha quais espécies de plantas usar
Provavelmente, essa é parte mais delicada, afinal, o leque de opções de plantas costuma ser muito variado. O morador pode pensar em espécies que obstruam os olhares curiosos que partem do lado de fora da residência, por exemplo.
Avalie a incidência de sol no local, sua disponibilidade para irrigar o jardim, fatores climáticos e de ventilação, bem como se deseja flores ou espécies frutíferas.
Com essas dicas para planejar seu jardim, fica bem mais fácil ter a sua área verde em casa! Tenha atenção para escolher o estilo e as plantas e se lembre de ter comprometimento para cuidar delas com frequência.
Gostou de saber algumas dicas básicas de como ter seu jardim? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude o planeta a ficar mais verde!