4 dicas para planejar seu jardim

4 dicas para planejar seu jardim

Não é algo assim tão simples montar um jardim em casa, por isso é comum que muitas pessoas não saibam nem mesmo por onde começar.

Afinal, construir um não se trata somente de escolher o lugar, cavar um buraco e plantar espécies escolhidas sem qualquer critério, e é por isso que separamos essas dicas para planejar seu jardim com perfeição.

Um jardim é muito mais do que ter uma simples área verde em casa, com vasos espalhados pelos cantos. Mas não se preocupe! Com esse post você saberá de tudo o que precisa para planejar seu jardim. Acompanhe a seguir!

1 - Você não precisa gastar muito

Se preferir contratar um paisagista, é claro, você não precisará se preocupar com nada. Você somente diz o que deseja, onde deseja e qual o seu orçamento e ele desenvolverá todo o projeto.

Essa é uma forma mais fácil de se ter um jardim. Por outro lado, se o próprio morador planejar e montar, além de economizar, o sentimento de realização será muito maior.

2 - Selecione um espaço e comece a planejar

4 dicas para planejar seu jardim e escolher um espaço

O primeiro passo é a escolha do espaço. Caso resida em apartamento, prefira os jardins verticais ou vasos com plantas, por exemplo. Isso porque eles demandam menos espaço e também oferecem um visual mais moderno e agradável.

Mas caso você more em uma casa que tenha muito espaço, tenha em mente exatamente o que deseja fazer: se apenas o espaço do quintal será trabalhado, se toda a área será um enorme jardim ou se existe espaço suficiente para o plantio das plantas e para o seu florescimento.

No que se refere à escolha das espécies de plantas, caso tenha filhos e animais de estimação, pense neles também! Existem algumas plantas venenosas e perigosas, caso sejam ingeridas ou tocadas por animais ou humanos. Fique atento!

3 - Determine um estilo para o seu jardim

4 dicas para planejar e determinar um estilo para seu jardim

Após ter avaliado o local disponível, leve em consideração que o jardim deve ser uma extensão da casa. Logo, não deve desarmonizar do conjunto, mas sim ser parte integrante de tudo aquilo que está ao redor.

Assim com a decoração que adorna a casa, o jardim também deve seguir uma referência, uma linha de inspiração.

Vale destacar que você pode optar por jardins suspensos, verticais, horizontais, jardins de inverno e até mesmo hortinhas orgânicas. 

É interessante fazer pesquisas, buscar informações de quais combinam melhor com a decoração que você utiliza e assim ir agregando dicas para planejar seu jardim.

4 - Escolha quais espécies de plantas usar

4 dicas para planejar seu jardim e escolher quais espécies de plantas usar

Provavelmente, essa é parte mais delicada, afinal, o leque de opções de plantas costuma ser muito variado. O morador pode pensar em espécies que obstruam os olhares curiosos que partem do lado de fora da residência, por exemplo.

Avalie a incidência de sol no local, sua disponibilidade para irrigar o jardim, fatores climáticos e de ventilação, bem como se deseja flores ou espécies frutíferas. 

Com essas dicas para planejar seu jardim, fica bem mais fácil ter a sua área verde em casa! Tenha atenção para escolher o estilo e as plantas e se lembre de ter comprometimento para cuidar delas com frequência. 

Gostou de saber algumas dicas básicas de como ter seu jardim? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude o planeta a ficar mais verde!

Board Pinterest Jardim

eBook guia completo de como ter um jardim em casa

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.