Qual o tamanho de mesa ideal para sua família?

Tamanho de mesa ideal para sua família

Sempre nos deparamos com algumas dúvidas na decoração da nossa casa, uma delas está na hora de escolher o tamanho de mesa ideal que acomode toda a nossa família.

Essa dúvida vai desde o formato da mesa, quantas pessoas cabem nela confortavelmente e se não vai atrapalhar a circulação do local onde ela irá ficar.

Abaixo criamos alguns infográficos que vão lhe ajudar a acabar com suas dúvidas. Vamos as dicas:

Escolha do espaço

Já escolheu o espaço onde vai colocar a sua mesa? Esse é o primeiro passo antes de adquirir a sua tão desejada mesa.

Com uma trena meça o tamanho do ambiente em que a mesa vai ficar. Digamos que seja uma sala de 3,50m x 3,50m. Nós recomendamos que a partir de cada lateral da mesa você deixe um espaço de 90cm para a passagem e o espaço da cadeira, este espaço vai possibilitar uma boa circulação na sua casa, no nosso exemplo o espaço útil que sobra para o tampo seria de 1,70m x 1,70m. Feito isso, você deverá escolher o formato do tampo da mesa.

Existem vários tipos de formatos de mesas disponíveis no mercado, destacam-se as mesas quadradas, as redondas e as retangulares.

Em nosso espaço do exemplo, optamos por uma mesa em formato quadrado, que pode ter um tampo de até 1,70m x 1,70m.

Como esse espaço de 90cm é uma sugestão de espaço mínimo, recomendamos deixar um espaço para circulação maior, assim você valoriza mais o seu ambiente e não deixa seus convidados desconfortáveis.

Ambiente com mesa quadrada de 8 lugares

Ambiente exemplo 3,50m x 3,50m com mesa quadrada de oito lugares.

De acordo com o infográfico de sugestões de tamanhos de mesas quadradas (abaixo), 8 pessoas cabem confortavelmente em uma mesa com tampo de 1,60m x 1,60m sobrando 1,00m de circulação para os convidados sentarem e circularem, portanto esse tamanho seria perfeito para a nossa sala.

Sugestões de tamanhos de mesas retangulares

Sugestões de tamanhos de mesas redonda

Sugestões de tamanhos de mesas quadradas

A escolha da mesa

Todas as mesas podem ter diversos tipos de acabamento no tampo, como: vidro, madeira, pedra, plástico e outros. A escolha do acabamento vai depender do seu gosto e de como você prefere decorar o seu ambiente. 

Materiais como o vidro e a pedra são mais fáceis de limpar e não deixam riscos ou manchas e parecem novos por muito mais tempo, já o plástico e a madeira requerem mais cuidados para não manchar ou riscar e sem o cuidado ideal logo ficam com um aspecto desagradável para os convidados e moradores.

Sobre as alturas, recomendamos que a mesa tenha entre 72cm e 75cm de altura, para que ela seja confortável para quem está sentado poder apoiar os braços, caso ela tenha mais de 75cm poderá forçar os seus ombros, causando um desconforto.

Altura ideal de mesas e cadeiras

Separamos abaixo alguns exemplos de mesas que gostamos em nosso Pinterest:

Board do Pinterest Mesas

Gostou desse post? Comente, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades e ótimas dicas para sua casa!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.