Como usar luminárias na decoração

Luminárias na decoração

Com o design e a tecnologia cada vez mais avançados, as luminárias conquistam espaço na decoração e na ergonomia dos ambientes.

Hoje os diversos tipos de luminárias traduzem o que há de mais recente em luminotécnica, garantindo a composição ideal para cada tipo de ambiente. A iluminação adequada reflete na saúde e produtividade das pessoas, além da decoração, do clima e da cenografia do ambiente desejados.

Aliás, com a descoberta da luz artificial, o homem parece conquistar sua independência sobre a natureza, passando a definir ele mesmo seus horários e necessidades em relação à iluminação.

O que é uma luminária?

De acordo com a sua definição:

"É um aparelho que distribui, filtra ou modifica a luz emitida por uma ou mais lâmpadas e que contém todas as partes necessárias para fixar e proteger as lâmpadas, e quando necessário, os circuitos auxiliares e os meios de ligação ao circuito. Existe um infinidade de tipos no mercado que atendem as mais variadas necessidades".

Luminárias na Decoração

Fonte:http://www.casa.com.br

Características das luminárias

Dentre as principais características, podemos destacar o design, o rendimento e o tipo de lâmpada. Ao mesmo tempo em que a estética do produto é de extrema importância, é necessário que a luminária proporcione um nível de iluminação e conforto visual a cada ambiente e que seja eficiente.

Luminária na Sala de Jantar

Fonte:http://www.casavogue.globo.com

O importante é encontrar o modelo mais adequado que englobe:

  • Custo total viável
  • Eficiência (Conservação de energia)
  • Segurança
  • Viabilidade técnica
  • Qualidade dos componentes dos materiais
  • Estética
  • Funcionalidade
  • Adequação ao ambiente

Os arquitetos ou designers de interiores hoje entendem que a iluminação é parte fundamental do projeto e que não se trata apenas de obter a iluminação correta para o desempenho de tarefas, mas de uma luz que cria ambientes, valorizando a arquitetura e o bem-estar das pessoas.

Classificação das luminárias

Podemos classificar as luminárias como técnicas ou decorativas:

As técnicas existem nos modelos de embutir, sobrepor, pendentes e arandelas, cuja distribuição do facho luminoso pode ser direta, indireta, direta/indireta, assimétrica ou difusa.

Iluminação em Sala de Estar

Fonte:http://www.casa.com.br

As decorativas são formadas por lustres, abajures (luminária de mesa), arandelas, spots, abajures de piso (luminária coluna), pendentes e plafons.

Iluminação em Quarto

Fonte:http://www.casa.com.br

Para a área externa, há projetores para fachada e luminárias para jardim, que, normalmente, necessitam de preocupações adicionais com vedação e proteção contra a ação do tempo. As formas são mais robustas, encorpadas e com poucos detalhes.

Iluminação externa

Fonte:http://www.casa.com.br

Luminárias decorativas:

Pendentes: Qualquer tipo de luminária sustentada por cabo(s) e que se destina a reduzir a distância da fonte de luz em locais onde o pé direito é elevado, ou ainda para ampliar a iluminância num plano de trabalho para realização de uma tarefa específica. Pode ser usada sobre uma mesa da sala de jantar, mesa de jogos ou criados-mudos. Como se posicionam mais abaixo, as luminárias pendentes têm viseiras ou globos para evitar luz forte e ofuscante.

Pendentes no Pinterest

Fonte:http://www.blog.froy.com

Arandelas: Atualmente dar-se o nome de arandela a todo aparelho de iluminação engastado ou apoiado em paredes, sejam elétricos ou não. Há uma variedade de modelos para usos internos e externos. Sua estrutura deve evitar o ofuscamento e privilegiar a luz difusa. Sua altura de instalação também deve ser observada em no mínimo 1.80 metros, aproximadamente, para que as pessoas que transitam pelo ambiente não visualizarem a fonte de luz da peça.

Arandelas no Pinterest

Fonte:http://www.arquiteturainteriores.com

Abajures (luminárias de mesa): Peça decorativa de iluminação difusa que compõe-se de uma base, uma haste e um anteparo fixado no topo. Seu anteparo pode ser de diversos materiais (papel cartão, tecido, vidro fosco, porcelana, entre outros), e tem por finalidade impedir que o usuário enxergue a luz diretamente da lâmpada.

Abajures no Pinterest

Fonte:http://www.casavogue.globo.com

Lustres: Luminária de vários braços que se suspendem do teto.

Lustres no Pinterest

Fonte:http://www.christinahamoui.com.br

Spots: Expressão do inglês que significa local, região, mancha, ponto ou lugar. Muito utilizada para definir luminárias de luz focalizada direcional. Utiliza fixação direto em laje, ou mesmo em forros, ou também em trilhos e cordoalhas energizadas.

Spots no Pinterest

Fonte:http://www.studio1202.com.br

Abajures de piso (luminária coluna): Luminária composta por um tubo com base de sustentação para acomodação no piso e corpo refletor ou difusor no topo. A coluna pode ser utilizada como fonte de luz indireta e peça decorativa, normalmente disposta nos cantos devido a seu tamanho e também para não conflitar com a fonte de luz central do teto. É indicado que o ambiente tenha um pé direito baixo, pois do contrário o efeito da luminância no teto se perde.

Luminária de Piso no Pinterest

Fonte:http://www.designbuildideas.eu

Plafon: Em francês plafond. Luminária fixada no teto, sem cabos ou estrutura pendente aparente, para iluminação difusa e de conteúdo prioritariamente decorativo.

Plafon no Pinterest

Fonte:http://www.s-media-cache-ak0.pinimg.com

Materiais de fabricação e fatores que determinam o preço das luminárias

Os materiais utilizados na fabricação de luminárias são diversos. Dentre eles podemos citar: madeira, vidro, acrílico, cobre, aço, ferro, feltro, papel, tecidos, porcelanas, cerâmicas, cristais, plásticos, alumínio e até mesmo materiais reciclados.

O material é um dos fatores que podem determinar o preço das luminárias. Outros fatores que determinam o preço são: tipo, formato, tamanho, acabamento, nacionalidade, fornecedores e principalmente o design (luminárias assinadas). Percebe-se que as luminárias assinadas ou premiadas são muito mais caras.

Luminárias Assinadas

Fonte:http://www.casavogue.globo.com

Gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais, siga a Soprojetos no Pinterest e continue acompanhando o blog para não perder nenhuma dica!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.