Como usar vasos e cachepots na decoração

Como usar vasos e cachepots na decoração

Vasos

Desde os primórdios, os vasos são utilizados para os mais diversos tipos de atividades, como recipientes de comidas e bebidas.

Hoje, sua utilização decorativa é a mais conhecida e usada no mundo inteiro. Existem incontáveis números de formas, tamanhos e até mesmo materiais utilizados, tais como cimento, barro, cerâmica, porcelana, alumínio, ferro, resina, vidro, assim como pinturas, enfeites, motivos, etc. Além das combinações dos materiais já citados.

Qual a definição de vaso?

Qual a definição de vaso

Qualquer objeto côncavo, próprio para conter substâncias líquidas ou sólidas; recipiente de formas variadas e que se enche de terra para o cultivo de plantas.

Vasos na decoração

Vasos como objetos de decoração

Na arquitetura de interiores, a utilização do vaso se diferencia do paisagismo justamente pelo fato de que o vaso não é somente um mero receptáculo de plantas e flores, e sim possui papel principal na decoração de ambientes, muitas vezes tendo o papel de destaque.

Preço médio de um vaso

Quanto custa um vaso

Há muita facilidade em ver vasos sendo considerados como peças de arte, sendo desenhados e projetados, muitas vezes, como peças únicas e sob encomenda, portanto torna difícil definir um preço médio entre eles, pois isso vai variar de acordo com tamanho, material utilizado e mão-de-obra do artista envolvido com a criação.

Materiais mais comuns de vasos

Vasos de cimento: Podem ser utilizados tanto em ambientes externos quanto intentos, assim como podem receber qualquer tipo de pintura. Porém, há de se ter o cuidado em definir o ponto exato onde ficará, pois dependendo do tamanho, haverá a dificuldade em movê-lo por causa do peso, principalmente se já estiver com terra e planta.

Vasos de cimento

Fonte: http://www.diyordie.elledecoration.se

Vasos de cerâmica: Mais conhecidos, mais utilizados e mais baratos. Ótimos para serem usados em paredes na área externa ou quando se busca um acabamento mais rústico para a decoração. São frágeis e não é recomendável pintura, pois de acordo com a umidade do local, a tinta esfarela muito rápido. É muito comum o aparecimento de limo em volta, quando está em local úmido por muito tempo.

Vasos cerâmicos na decoração

Vasos de resina: A resina plástica aplicada é extremamente leve, atóxica e reciclável, conferindo ao produto acabado excelentes propriedades de absorção de impacto e altíssima resistência às condições ambientais.

Vasos de resina na decoração

Vasos de vidro: Em diversos modelos e acabamentos, o vaso de vidro é excelente em decorações de ambientes internos, principalmente como motivo de destaque em mesas, aparadores, estantes ou até mesmo ao lado de móveis, como sofá ou poltronas, de acordo com o seu tamanho. Se for acomodar flores, o recomendável é usar água ao invés de terra, pois não será possível a planta respirar, já que não há como fazer os pequenos furos para a passagem da água regada.

Vasos de vidro na decoração

Vasos de alumínio: Assim como o vaso de vidro, é excelente em decoração de ambientes internos, como motivos de destaque ou até mesmo para receber plantas de pequeno e grande porte. Porém há de ter o cuidado com a utilização de água, pois há o risco de enferrujar, assim como vasos de ferro.

Vasos de alumínio na decoração

Vaso de fibra de baixo carbono: Esse tipo de material, confere ao vaso alta resistência a corrosão.

Vaso de fibra de baixo carbono

Fonte: http://www.google.com.br

Vaso vietnamita: São vasos de cerâmica com acabamento em verniz. Muito utilizado tanto para áreas externas quanto para internas, e pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formatos.

Vaso vietnamita

Fonte: http://www.instagram.com

Cachepots

Cachepot nada mais é do que um "porta-vaso". Porém, não se pode esquecer que um simples vaso pode se transformar instantaneamente em um belo objeto de decoração apenas se "escondendo" dentro de um cachepot decorativo.

A vantagem do cachepot é que ele não possui furos de drenagem de água, podendo assim serem colocados em superfícies especiais sem a preocupação com vazamentos.

Cachepots na decoração da sua casa

Fonte: http://www.renchyfancy.com

Assim como os vasos, existem cachepots em várias formas, tamanhos e materiais, como madeira, alumínio, resina, fibra de vidro, com diversas pinturas, enfeites e etc.

Cachepots com diversas pinturas

Fonte: http://www.karinhagen.tumblr.com

Materiais mais comuns

Madeira:

Cachepots de madeira

Fonte: http://www.mothology.com

Alumínio:

Cachepots de alumínio

Fonte: http://www.urbanoutfitters.com

Cerâmica:

Cachepots cerâmicos

Fonte: http://www.etsy.com

Preços do cachepots

Em relação a preços, devido à diversidade de formas, tamanhos, acabamentos e modelos, não é possível precisar o valor tanto de vasos quanto cachepots.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais e comente aqui em baixo qual o seu tipo preferido de vaso e cachepot.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.