Existe uma época melhor para construir uma casa?

Melhor época para construir uma casa

Ao pensar em construir uma casa, todos sabemos da importância de escolher bons materiais e mão de obra especializada para realizar o trabalho.

Mas, além dessas características, existem fatores que não podem ser escolhidos e muito menos controlados pelos proprietários da obra. Entre eles, o clima é um item que influencia totalmente o andamento e a qualidade de execução de uma construção.

Pensando nisso, você já se perguntou qual é a melhor época para começar esse tipo de atividade? Saiba agora e confira alguns fatores que devem ser levados em conta antes de construir!

Faça um planejamento

Faça um planejamento antes de construir uma casaNo início de uma obra de construção, o proprietário e o responsável pela obra devem estar juntos para definir o melhor período para cada etapa da construção.

Tente considerar que, além da época com clima adequado, você deve priorizar a construção nos períodos em que esteja livre para acompanhar a obra mais de perto.

Embora a rotina de trabalho muitas vezes não permita mudanças, procure se planejar com antecedência para reservar datas e adequar o tempo de início da construção com a sua agenda.

Isso facilita a sua presença nos momentos em que mais precisa tomar decisões e indicar preferências na obra, garantindo que o resultado saia como o esperado. 

Avaliar esses fatores trará benefícios ao processo de construção que ainda está no início e, portanto, demanda cuidado redobrado na execução de cada etapa.

Avalie o clima da região

Avalie o clima da região antes de construir uma casa

Algumas etapas iniciais como preparo do terreno, fundações, levantamento de paredes e algumas etapas de acabamento da obra como a pintura, demandam tempo aberto e sem muita umidade para serem executadas com maestria, então, procure começar sua obra em um período que o clima seja mais estável e sem muita chuva.

Melhores períodos para começar a construir uma casa:

Região Norte: Trimestre + seco: Julho, agosto e setembro.

Região Nordeste: Trimestre + seco: Setembro, outubro e novembro.

Região Centro-oeste: Trimestre + seco: Julho, agosto e setembro.

Região Sudeste: Trimestre + seco: Junho, julho e agosto.

Região Sul: Trimestre + seco: abril, maio e junho.

Evite começar a construir uma casa nos períodos de chuva:

Região Norte: Trimestre + chuvoso: Janeiro, fevereiro e março.

Região Nordeste: Trimestre + chuvoso: Fevereiro, março e abril.

Região Centro-oeste: Trimestre + chuvoso: Dezembro, janeiro e fevereiro.

Região Sudeste: Trimestre + chuvoso: Dezembro, janeiro e fevereiro.

Região Sul: Trimestre + chuvoso: Setembro, outubro e novembro.

Essa pesquisa foi baseada em dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entretanto, procure conversar com o profissional responsável por sua obra, para que isso seja avaliado de acordo com seu estado/cidade, visto que o Brasil é um país muito grande e possui regiões com climas bastante variados.

E na sua cidade, qual época é considerada a melhor para construir uma casa? Compartilhe sua experiência e comente, não esqueça de acrescentar o nome da sua cidade/estado!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.