Como usar tapetes na decoração

Como usar tapetes na decoração

Mais que peças fundamentais na decoração, os tapetes são acessórios essenciais em uma casa.

Eles podem ser usados tanto na sala de estar ou jantar, no quarto, no banheiro ou em vários outros ambientes.

Quando bem utilizados, os tapetes deixam o ambiente mais aconchegante e requintado, absorvem os sons dos passos, proporcionam uma sensação de conforto térmico e acústico, delimitam espaços, ressaltam a personalidade do ambiente, dão um complemento visual importante na decoração entre outras utilidades.

Escolhendo um tapete

Tapete em tons neutros

Fonte: http://www.wayfair.com

Ao escolher o tapete para um ambiente deve-se levar em consideração vários aspectos: o estilo do ambiente, as cores utilizadas nos móveis e demais elementos, a praticidade necessária e por fim, o gosto pessoal.

Formatos de tapetes

Tapete redondo em quarto infantil

Fonte: http://www.casadevalentina.com.br

Hoje em dia há uma grande variedade de tapetes. Os formatos variam do tradicionais retangulares aos em forma de flor, passando pelos redondos, quadrados e até triangulares.

Estampas e cores

Tapete com estampa geométrica

Fonte: http://www.bloglovin.com

As estampas podem ser com motivos geométricos, florais, listrados, paisagens e etc. A gama de cores e materiais é imensa.

Materiais

Tapete de couroOs tapetes podem ser de apenas um material, ou da junção de vários. Os materiais mais usados na fabricação de tapetes são: sisal, couro, pele, algodão, lã, linho, náilon, bambu, emborrachados, seda, palha, juta e polipropileno.

Preço

Tapete de fibra

Fonte: http://www.westelm.com

Devido essa diversidade de materiais, o preço dos tapetes variam muito. Na maioria das vezes o preço varia de acordo com o tamanho (sendo muitas vezes cobrada por m²), o material, os fornecedores, a técnica utilizada e também pelo design do tapete.

Manutenção

Tapete felpudo na cor creme

Fonte: http://www.arkpad.com.br

Para que o tapete se mantenha bonito e com viço é necessário um tratamento especial.

Para cada tipo de tapete há uma forma correta de se fazer a limpeza. A melhor forma de conservar e limpa-lo é seguir as dicas do fabricante.

Gostou desse post? Então comente qual é seu tipo preferido de tapete e não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para não perder as novidades e dicas.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.