Tipos de vidros, e suas características. Qual o ideal?

Tipos de vidros

Você já reparou o quão fácil é quebrar um copo de vidro? Um movimento em falso e ele está em pedacinhos.

O vidro é um material bem comum nas construções hoje em dia. Geralmente, em quase todos os cômodos da casa temos algo com vidro, seja em itens decorativos, ou para ser usado em uma janela, porém, algumas vezes, quando vamos escolher o vidro para a residência, optamos pelo mais barato, e acabamos comprando o tipo de vidro errado para a utilização que é desejada, causando uma dor de cabeça enorme.

Atualmente, existem vários tipos de vidro no mercado, e hoje queremos mostrar para você qual a utilização correta de alguns deles.

Tipos de vidros

Vidro Comum

É aquele vidro usado em janelas de alumínio ou em copos de vidro. Quando se quebra, cai em pedaços cortantes que podem machucar você. Não é recomendado para lugares onde o impacto possa ser grande nele.

Janela de vidro comum

Fonte: www.boxpraiagrande.com.br

Vidro temperado

Por causa do seu processo de fabricação, ele é mais resistente que os vidros comuns, e quando se estilhaça, ele cai em pequenos cacos sem pontas para não machucar tanto.

Também, é utilizado em box de banheiro. (Blindex é o nome do fabricante mais conhecido, por isso é popularmente chamado de blindex).

Ele não se quebra facilmente e suporta uma carga regular de peso, mas se for exigido demais, se fragmenta por completo.

Vidro temperado no box do banheiro

Fonte: www.mundodastribos.com

Vidro laminado

É um vidro, que por ser unido a uma cola, quando se estilhaça não se espalha. São duas placas de vidro unidas por essa cola, que evitam que eles se espalhem. Muito utilizado em para-brisas do carro.

Vidro laminado quebrado

Fonte: vidracariashowglass.com.br

Vidro laminado e temperado

É a junção do vidro laminado com o vidro temperado, ele a segurança do laminado e da resistência do temperado, basicamente um vidro de segurança.

É ótimo para ser usado em escadas ou passarelas de vidro, também sendo útil para uma piscina de vidro!

Escada de vidro laminado temperado

Fonte: www.glasscompany.com.br

Esses são os tipos de vidro mais encontrados, porém, temos outros vidros que podem ser utilizados de várias formas, como fins decorativos ou para proteger você e sua família. Veja abaixo:

Vidro Blindado

É um vidro que foi criado recentemente, com o intuito de proteger as pessoas da falta de segurança das cidades, e o constante índice de assaltos de casa ou vandalismo.

Ele já é uma opção muito aceita pelos construtores pelo seu material que consegue suportar até um projétil, pelo fato de ter uma composição feita para suportar grandes impactos.

Vidro blindado

Fonte: www.jspglass.com.br

Vidro colorido

Bonito para fins decorativos, vem substituindo a cerâmica e as pastilhas. Deixam o ambiente mais bonito e colorido, muito usado em móveis, quartos e etc.

Vidro colorido

Fonte: www.abravidro.org.br

Esses tipos de vidro tem suas próprias funções, portanto, recomendamos que você compre o vidro de uso específico para o que desejar.

Se for um box de banheiro, uma escada... todos eles tem tipos de vidros ideais e o uso correto desses pode lhe evitar várias dores de cabeça a longo prazo.

Gostou desse post? Então não esqueça de comentar e compartilhar em suas redes sociais.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.